O dia de gols não validados como o de Frank Lampard na Copa do Mundo de 2010 pode estar chegando ao fim. Uma tecnologia na linha do gol chamada “Olho do Falcão” (Hawk Eye) será usada na decisão de um torneio regional da Inglaterra. Será a primeira vez que o sistema será usado em um jogo real.
A partida entre Eastleigh e Totton pela final do Hampshire Senior Cup, no St. Mary’s Stadium, competição que reúne clubes de ligas menores ou amadores de Hampshire e região. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que ao menos dois sistemas de tecnologia na linha do gol mostraram-se rápidos e precisos.
“Há sistemas que combinam precisão, velocidade e não são complicados”, afirmou o presidente da Fifa, em dezembro. Em março, a International Football Association Board (IFAB) aprovou duas empresas, Hawk Eye e GoalRef, para fazerem parte da segunda fase do que a entidade chama de Goal Line Tecnology (GLT).
Entre 10 de maio e o início de junho, o EMPA (Laboratórios Federais Suíços para Materiais de Ciência e Tecnologia) irá testar rigorosamente a confiabilidade e precisão de cada sistema e saber o quão robusta é a tecnologia.
A GoalRef, empresa dinamarquesa e alemã, terá o seu equipamento testado em duas partidas, possivelmente no Campeonato Dinamarquês. Há a possibilidade do equipamento ser usado no amistoso entre Dinamarca e Austrália, antes da Eurocopa de 2012, no dia 2 de junho, em Copenhague.
Os testes serão realizados com uma agência independente da Fifa e a arbitragem não terá acesso. Assim, as decisões arbitrais não serão afetadas pelo teste. A aprovação de ao menos um dos sistemas deve acontecer em 2 de julho, quando a IFAB se reencontra em Kiev, na Ucrânia. Uma vez aprovado, o sistema será liberado para ser usado por qualquer liga que desejar a partir de então. A Premier League já manifestou o interesse em fazer uso do sistema assim que for possível.
Depois do episódio marcante de Lampard na Copa, diversos outros surgiram. Sulley Muntari marcou um gol pelo Milan que foi claro contra a Juventus, em jogo decisivo do Campeonato Italiano, mas o árbitro considerou que a bola não entrou. Na Inglaterra, o árbitro validou um gol de Juan Mata em que a bola não entrou na vitória por 5 a 1 sobre o Tottenham, na semifinal da Copa da Inglaterra, no dia 15 de abril. No dia 10 de março, uma cabeçada de Clint Hill, do QPR, foi tirada de dentro do gol pelo goleiro Adam Bogdan, do Bolton, e o juiz mandou o jogo seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário