Há preocupação atual com a participação de crianças em modalidades
esportivas, então, se faz necessário orientar os pais com relação a
esse assunto. Pois bem, se você tem filhos com idade de até 12 anos, e,
ele já está levando a prática esportiva com seriedade é melhor ter
cuidado. De acordo com pesquisadores no que se refere à aprendizagem
motora, a modalidade esportiva, por competição ou na fase do
treinamento, não combina com crianças na faixa etária de até 12 anos,
pois, o risco de lesões neste período é maior pelo fato do corpo dessas
crianças estar em desenvolvimento.
Nahas 2001, salienta que na
Educação Física tem-se observado que o maior problema é estabelecer
prioridades educacionais para cada faixa etária ou série, de acordo com
as características e necessidades de cada nível escolar.
Sabe-se
que algumas especialidades médicas, especificamente os ortopedistas,
salientam que até os cinco anos a criança não tem controle
neuropsicomotor para a prática esportiva.
Diversos autores, entre
eles Gallahue (2005) relatam que a idéia nesse período (até os 12
anos) é estimular os movimentos de forma recreativa. Diante da
afirmativa do citado autor, compreende-se que os pais, e,
principalmente os professores de Educação Física devem proporcionar às
crianças o maior número de movimentos possíveis, aumentando, assim, o
repertório motor e contribuindo para que no futuro a criança possa
praticar adequadamente qualquer modalidade esportiva.
Pactua-se que a criança que pratica esporte desenvolve a sociabilização, relacionando-se adequadamente em grupo.
Especialistas
da medicina esportiva relatam que lesões que anteriormente atingiam
somente adolescentes e adultos, atualmente já são cada vez mais
freqüentes em crianças menores de 12 anos, especificamente dos nove aos
onze anos, e, isso ocorre porque há excesso nas práticas, bem como,
sobrecarga nos exercícios.
Como professor de Educação Física
compreendo que a natação é uma das modalidades esportivas mais
indicadas para que a criança inicie suas atividades, pois não há
impacto, e, desse modo, não irá provocar lesões. Por exemplo: bebês de
aproximadamente seis meses podem ser iniciados, é claro que eles não
irão nadar, mas serão estimulados a executar diversos movimentos.
Orienta-se que a duração de uma aula para bebês deve ser em média de 30
minutos.
Não é somente a natação, há varias modalidades
esportivas que podem ser praticadas na infância, mas não devem ser
competitivas e sim com a realização de festivais, incentivando a
participação e não a competição, com pais a beira da quadra ou do campo
gritando para seu filho e querendo vencer a qualquer custo. Neste caso
a competição pode desestimular a criança para o esporte, ainda,
nota-se que os festivais evitam o esforço exagerado diminuindo o risco
de lesões.
Para cada modalidade esportiva, existe a idade
correta, sendo importante na hora da escolha, diferenciar atividade de
exercício físico. A atividade pode-se compreender como qualquer
movimento que leve ao gasto de energia, sendo: executar movimentos e
estimular os músculos das mãos, dos braços, das pernas, realizando
principalmente movimentos naturais, como andar e correr, e, que tenha
acima de tudo aval dos especialistas da Educação Física; já os
exercícios físicos, são seqüências de movimentos com o objetivo de
alcançar melhor performance, seja em modalidades individuais ou
coletivas.
Quem praticar adequadamente qualquer tipo de esporte
ou atividade física desde cedo, certamente estará trilhando bom caminho
para uma vida adulta saudável, sem precisar iniciar obrigatoriamente,
isto é, quando procurar um médico.
Referências
GALLAHUE,
David L. Compreendendo o desenvolvimento motor – bebês, crianças,
adolescentes e adultos. 3 ed. São Paulo. Phorte Editora. 2005.
NAHAS, M. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2001.
NAHAS, M. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2001.
Fonte: http://escola.educacaofisicaa.com.br/2011/11/pratica-esportiva-e-educacao-fisica.html#.VAilJmMeK2k
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