Palavras do Blog.


sábado, 24 de outubro de 2015

Crossfit para crianças mescla treino e diversão.

Neto sempre mostra no quadro qual é o treino do dia (Foto: Júlia Garcia/G1)

Bem diferente das crianças que passam os dias no sofá com tablets e celulares, uma turminha de Sorocaba (SP) tem mostrado disposição para pular e se divertir através de exercícios físicos. A atividade escolhida por eles é o crossfit, treino que tem fama de ser pesado.

O coach (forma que é chamada o instrutor de crossfit) Neto Quartucci garante que a atividade só oferece diversão e até ajuda na hora de tirar boas notas na escola, além, é claro, de trazer benefícios à saúde da criançada.

"Aqui as crianças se exercitam de uma forma lúdica e por meio de jogos. Os benefícios da modalidade não são só físicos, já que a prática proporciona melhora na concentração, o que reflete, por exemplo, na hora de fazer a lição de casa. Tanto que já teve aluno nosso que trouxe o dever para cá e depois do treino já foi fazer", acrescenta Carolina Fayad que é sócia-proprietária da academia.

O coach explica que, apesar do crossfit ser um programa de condicionamento físico que desafia os limites de seus praticantes, a versão kids foi adaptada – justamente – para não comprometer o crescimento natural dos baixinhos. "As crianças não fazem uso de pesos, por isso, dificilmente desenvolverão músculos. A ideia é trabalhar os movimentos naturais do corpo e incentivar o espírito de equipe deles em jogos que propomos durante as aulas".

Crianças de 3 a 12 podem fazer crossfit. Elas são separadas conforme a idade, como se fosse em uma escola e os treinos são administrados. A modalidade ensina ainda, segundo a proprietária do box, a respeitar as diferenças entre os colegas. Com isso, o trabalho em equipe é reforçado. "Para elas, é uma brincadeira. Não sentem que estão treinando e se divertem bastante", comenta Carolina.


Crianças no box

João Pedro Tellini, de sete anos, é um dos alunos do box de Neto e Carolina. O menino conheceu a modalidade ao acompanhar os pais durante os treinamentos e se apaixonou pelo esporte. "Eu lembro que um dia ele veio até mim e perguntou: 'tio, quero entrar na sua equipe. Como é que eu faço?'", relembra Neto.

Como o coach já tinha a certificação de crossfit kids, tirada no Chile, ele decidiu ao lado de sua sócia abrir vagas para uma turma no box e a aceitação da criançada foi imediata. "Eu adoro fazer crossfit. Eu conto para todos os meus amigos que faço e chamo eles para vir fazer também", comenta João Pedro que, além do crossfit, também joga futebol toda semana.

Outra aluna do box é a Lara Cavalcanti, de cinco anos. A mãe da menina, a procuradora Ana Carolina Cavalcanti, de 32 anos, conta que também partiu da filha o interesse pela modalidade.

"Ela disse que também queria fazer e adorou. O dia que ela sabe que vai ter treino, já fica toda animada. Eu coloquei até meu outro filho, de três anos para fazer também, mas, por causa da idade eles não estão na mesma turma".

Ana ressalta que são visíveis os benefícios que o crossfit proporcionou para a qualidade de vida de Lara. "Ela é muita agitada, mas depois que faz a aula fica bem tranquila quando em chega em casa e assim se dedica às lições da escola. Com certeza, ela está mais concentrada depois que começou a praticar crossfit", finaliza a mãe.

Dia de treinamento

O treinamento de crossfit kids é feito em 40 minutos de exercícios, que são divididos em quatro etapas. A primeira é o aquecimento, que é indicado quando se inicia qualquer tipo de exercício físico. Em seguida, as crianças fazem alguns movimentos básicos, como agachamentos e flexões.

A terceira parte do treino é o WOD (sigla para Work out of the Day), que consiste, assim como no treinamentos para adultos, na variação de movimentos em um pequeno período de tempo. E, por último, é a vez do game. "Nessa etapa nos fazemos algum tipo de jogo para distrair as crianças. Tem cabo de guerra, subida de corda, corrida com o uso de equipamento que a gente fala que é uma tartaruga e não pode encostar", conta Carol.


O crossfit também estimula a colaboração das crianças, já que a cada término de atividade com o uso de equipamentos, o coach sempre pede para eles os guardem. Assim, brincando de praticar a modalidade, as crianças melhoram sua performance em todas as outras atividades, fortalecem a musculatura, alongam tendões e, assim, diminuem as chances de lesões.


Fonte: (G1) - http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/10/crossfit-para-criancas-mescla-treino-e-diversao-vira-brincadeira-diz-coach.html

Nenhum comentário: