O YouTube começou na quarta-feira, 28, a transmitir a Copa del
Rey, da Espanha, em 17 países, incluindo Brasil. A primeira partida que foi exibida foi o duelo Barcelona e Villanovense. Entretanto, o acesso não é
gratuito. Na Europa, o Google cobra 5 euros por partida ou 20 euros por todo o
torneio. Ainda não se sabe o preço que será cobrado no Brasil.
A parceria, fechada
entre o site, a Liga Espanhola e a MediaPro, empresa responsável pela
comercialização dos direitos do grupo, pode ser uma pista interessante sobre o
que pode acontecer no YouTube Red, serviço
por assinatura da plataforma anunciado recentemente.
Essa não é a primeira vez que o YouTube trasnmite eventos
esportivos. Em 2014, pessoas de diversos países puderam acompanhar o título
mundial do surfista Gabriel Medina.
A entrada do Google no setor pode representar uma mudança na
negociação de direitos de transmissão de esportes no Brasil e no mundo. Até
hoje, as empresas de televisão dominavam o mercado, disputando para decidir
quem compraria determinados campeonatos e contando com a exclusividade de
transmissão. Em muitos casos, o telespectador era obrigado a comprar um jogo ou
assinar um canal específico para assistir ao evento. Agora, será possível
acompanhar partidas longe da TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário