Palavras do Blog.


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Os esquemas táticos mais vitoriosos do futebol europeu

O site Who Scored confirmou uma noção já clara dentro do futebol europeu: o 4-2-3-1 dominou as pranchetas do continente. Considerando todos os jogos da temporada 2011/12 nas cinco principais ligas nacionais (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), o esquema tático foi utilizado 1339 vezes – o que corresponde a 38,1% do total de formações adotadas pelos técnicos durante o período.


E a aposta se mostrou acertada na maioria dos casos. Entre dez esquemas analisados, o 4-2-3-1 foi o que teve maior percentual de vitórias. Em 40% das vezes que as equipes se organizaram desta maneira os três pontos foram garantidos. Além disso, a formação possui a segunda maior média de gols entre as opções estudadas.

No entanto, os times baseados no 3-5-2 ou no 3-4-2-1 também merecem destaque. Os dois esquemas tiveram 40% de vitórias e ainda registraram o menor percentual de derrotas (24%). As formações com três zagueiros garantiram as menores médias de gols sofridos. E, ao contrário da “retranca” que muitos possam sugerir, também apresentaram bons números no ataque. O entrosamento de equipes como Udinese e Napoli, entre as poucas adeptas dos sistemas, ajudam a elevar essas taxas.

Nenhum comentário: