Palavras do Blog.


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Quais são as concepções de bases pedagógicas e metodológicas da natação e qual é a mais indicada para iniciantes e por quê?


Machado (1978), dividiu as diferentes correntes pedagógicas e metodológicas para o processo de ensino da natação em três correntes: global, analítica e sintética. A corrente global é a mais antiga, trata-se de uma concepção “primitiva” ou pré - científica do homem, uma perspectiva ligada à intuição e a quase nenhuma atuação do professor, sendo baseada na ideia de tentativa e erro. A corrente analítica, tenta racionalizar a aprendizagem: primeiro se tem a compreensão das partes para depois chegar ao conhecimento do todo. E por fim a corrente sintética, na qual parte-se do todo, se identificam as partes e, então, as desenvolve da melhor forma o aprendizado.

A corrente metodológica sintética se mostra mais apropriada para os iniciantes no processo de ambientação do aluno no meio líquido e na iniciação do mesmo a conceitos de adaptação e aprendizado dos estilos de nado, já que contextualiza a prática, atraindo a atenção para a resolução de problemas e adaptação ao meio líquido, questões que facilitarão sua aprendizagem e aumentarão sua capacidade de aprendizagem técnica na água. Trata, portanto, as sequências pedagógicas mais propícias à iniciação dos alunos na natação: adaptação ao meio líquido, flutuação, respiração, propulsão e mergulho elementar.

Nenhum comentário: