Machado
(1978), dividiu as diferentes correntes pedagógicas e metodológicas para o
processo de ensino da natação em três correntes: global, analítica e sintética.
A corrente global é a mais antiga, trata-se de uma concepção “primitiva”
ou pré - científica do homem, uma perspectiva ligada à intuição e a quase
nenhuma atuação do professor, sendo baseada na ideia de tentativa e erro. A
corrente analítica, tenta racionalizar a aprendizagem: primeiro se tem a
compreensão das partes para depois chegar ao conhecimento do todo. E por fim a
corrente sintética, na qual parte-se do todo, se identificam as partes
e, então, as desenvolve da melhor forma o aprendizado.
A corrente
metodológica sintética se mostra mais apropriada para os iniciantes no processo
de ambientação do aluno no meio líquido e na iniciação do mesmo a conceitos de
adaptação e aprendizado dos estilos de nado, já que contextualiza a prática,
atraindo a atenção para a resolução de problemas e adaptação ao meio líquido,
questões que facilitarão sua aprendizagem e aumentarão sua capacidade de
aprendizagem técnica na água. Trata, portanto, as sequências pedagógicas mais
propícias à iniciação dos alunos na natação: adaptação ao meio líquido,
flutuação, respiração, propulsão e mergulho elementar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário