Palavras do Blog.


terça-feira, 8 de julho de 2014

Concussão cerebral em atletas

Concussão cerebral é um tipo de trauma crânio-encefálico comum em atletas e se caracteriza por uma perda transitória da consciência, ou seja, o atleta literalmente fica desacordados por alguns segundos. Na maioria absoluta dos casos a recuperação é completa, ficando apenas um certo "esquecimento" para eventos recentes que antecederam o trauma.
 

 
Talvez o esporte onde a concussão cerebral seja um estudo quase obsessivo por parte de todos os envolvidos seja o Hóquei sobre o gelo. Entretanto, por motivos óbvios, este é um esporte que não vingou ou vingará em nosso país. A copa do mundo de futebol, entretanto, mostra diversas situações de lances onde um jogador bate a cabeça com o outro e, às vezes, alguém acaba sofrendo uma concussão.
 


 

Sintomas da concussão cerebral

Uma concussão pode deixar o indivíduo um pouco confuso, com dor de cabeça e com uma sonolência anormal, podendo ser acompanhada de tontura, dificuldade de concentração, esquecimento, depressão, falta de sensibilidade ou de emoções e ansiedade.
Diferente da contusão, as concussões causam uma disfunção cerebral temporária, sem apresentar fratura do crânio ou feridas na cabeça. Elas podem ocorrer mesmo após um traumatismo crânio-encefálico menor, dependendo da intensidade com que o cérebro foi mobilizado no interior da caixa craniana.
 

Tratamento para concussão cerebral

A maioria dos indivíduos se recupera completamente em algumas horas ou dias, sem necessitar de nenhum tipo de tratamento específico. Mas, é necessário que este fique sob observação médica por pelo menos 12 horas. Durante este tempo, recomenda-se fazer uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada para verificar a integridade cerebral.
 
Aproveitando a experiência e a série enorme de pesquisas sobre concussão no Hóquei, acredita-se que um dos problemas a longo prazo de concussões cerebrais de repetição seja o desencadeamento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Isto, entretanto, ainda carece de mais estudos.
 
Seja no Hóquei, seja no futebol, trauma crânio encefálico é algo que deve ser visto com muito cuidado, motivo pelo qual devemos sempre exigir a presença de médicos e ambulância(s) em eventos esportivos em nosso país
 
 

Nenhum comentário: